O Instituto Água e Terra (IAT) passou a disponibilizar um canal exclusivo para o registro de denúncias de crimes ambientais no Paraná. A ferramenta, denominada IAT-Sisgop, está acessível no portal oficial do órgão e foi criada para centralizar e dar maior agilidade ao encaminhamento das ocorrências relacionadas à fiscalização ambiental.

O acesso pode ser feito pelo menu “Institucional”, na opção “Fale com o IAT” e “Registre sua Denúncia de Crimes Ambientais”, ou ainda pelos caminhos “Fiscalização – Denúncia de Crimes Ambientais” e “Serviços para você! – Denunciar crime ambiental”. A plataforma permite o envio de denúncias de forma identificada ou anônima.

De acordo com o Instituto, anteriormente todas as manifestações eram registradas pela Ouvidoria, que também recebia sugestões, reclamações e outros pedidos administrativos. Com o novo canal, as denúncias ambientais passam a ter fluxo próprio de triagem e encaminhamento, enquanto a Ouvidoria permanece responsável por demandas administrativas.

O sistema foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e adaptado para uso específico do IAT. Para que a fiscalização possa atuar, é necessário que a denúncia contenha descrição clara do fato, endereço completo do local e, sempre que possível, fotos, vídeos ou outros documentos comprobatórios. A ausência dessas informações pode impedir a realização de vistoria.

As infrações ambientais estão sujeitas às penalidades previstas na Lei nº 9.605/1998 e no Decreto nº 6.514/2008, que estabelecem sanções administrativas e criminais para condutas lesivas ao meio ambiente.

Com a implementação do IAT-Sisgop, o Instituto reorganiza seus fluxos internos de atendimento e fiscalização, buscando maior eficiência na análise das ocorrências registradas.

Diante da ampliação dos mecanismos de controle e fiscalização ambiental, empreendimentos e organizações devem reforçar seus procedimentos de conformidade e gestão de riscos.

A Omnia presta assessoria técnica em análise regulatória ambiental, estruturação de programas de compliance e apoio na adequação às normas federais e estaduais aplicáveis.

Fonte: SEDEST/PR. IAT cria novo canal para denúncias de crimes ambientais no Paraná. Acesso em 20 de fevereiro de 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *