Estratégia prioriza expansão da cobertura vegetal nas áreas urbanas, com fortalecimento da biodiversidade, serviços ecossistêmicos, combate à emergência climática e melhoria da qualidade de vida
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) anunciou, em 10 de setembro, a abertura da consulta pública sobre o Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU). As contribuições poderão ser feitas até 30 de setembro, por meio da plataforma Brasil Participativo.
O PlaNAU tem como objetivo expandir a cobertura vegetal nas áreas urbanas, fortalecer a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos, combater os impactos da mudança do clima e melhorar a qualidade de vida da população.
Segundo dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE, cerca de 88% da população brasileira (203,1 milhões de pessoas) vive em áreas urbanas, onde os efeitos do calor extremo e da impermeabilização do solo são fatores significativos para a saúde e bem-estar.
Diretrizes do plano
O PlaNAU contempla ações de planejamento e monitoramento, estruturação da cadeia produtiva, expansão e manutenção da arborização urbana, financiamento, pesquisa, capacitação, educação ambiental, fortalecimento institucional e participação social. O plano integra o Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR), coordenado pelo MMA em parceria com os Ministérios das Cidades e da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Construção coletiva
Antes da consulta pública, o plano passou por um processo participativo que reuniu gestores municipais e estaduais, representantes da sociedade civil, academia e setor privado em oficinas presenciais e virtuais realizadas entre março e agosto de 2025. Ao todo, mais de 650 pessoas participaram e mais de 450 manifestações foram registradas pela plataforma ReDUS.
As contribuições recebidas agora serão sistematizadas em uma nova versão do plano, que será apresentada durante ações da COP30, em novembro.
Apoio técnico
O processo conta com o apoio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, INESC P&D, Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), CB27, Anamma, Abema, Confea, CFBio, CAU/BR e ABAP.
A Omnia apoia empresas, governos e instituições na adequação a requisitos ambientais, no desenvolvimento de planos de arborização urbana, licenciamento e gestão de dados ambientais. Nossos serviços auxiliam na elaboração de estratégias e no cumprimento das normas ambientais, promovendo soluções sustentáveis e seguras empreendimentos.
Fonte: MMA. MMA disponibiliza consulta pública sobre o Plano Nacional de Arborização Urbana. Acesso em 17 de setembro de 2025.