Tecnologia substitui análise manual por automatizada com uso de imagens de satélite e facilita o acompanhamento da recuperação ambiental


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) lançou, em 11 de setembro, o Sistema de Monitoramento de Áreas Degradadas, durante evento em alusão ao Dia do Cerrado. A plataforma muda a forma de acompanhar a recuperação ambiental no estado, substituindo processos manuais por análise automatizada com imagens de satélite.

De acordo com o subsecretário de Licenciamento, Fiscalização e Controle Ambiental, Robson Disarz, a Semad recebe diversos processos relacionados ao licenciamento ambiental e à Declaração Ambiental do Imóvel (DAI), que incluem compromissos de recuperação e compensação de áreas. Antes, o acompanhamento era feito manualmente, com comparação de imagens ao longo do tempo, demandando grande volume de tempo e trabalho técnico.

Agora, a análise será automatizada. Integrada ao sistema Ipê, a nova plataforma utiliza índices de vegetação reconhecidos pela comunidade científica, como o NDVI, para indicar a cobertura vegetal existente em cada área. O usuário pode visualizar imagens de satélite do “antes e depois”, além de gráficos e mapas que demonstram a evolução da vegetação.

O sistema abrange não apenas áreas ligadas à DAI e ao licenciamento, mas também programas de recuperação ambiental da Semad, como o Juntos pelo Araguaia. Todas as informações serão públicas, garantindo transparência e acompanhamento das ações. Os usuários poderão inserir suas próprias áreas de interesse no sistema e gerar automaticamente relatórios de cobertura vegetal, permitindo que produtores rurais, pesquisadores e cidadãos monitorem a restauração de áreas específicas.

Segundo Disarz, a ferramenta permitirá verificar se os compromissos assumidos em processos de licenciamento e compensação estão sendo cumpridos, facilitando a atuação da fiscalização em casos de descumprimento.


A Omnia oferece suporte técnico e jurídico em licenciamento ambiental, monitoramento e gestão de áreas degradadas.

Fonte: Semad. Semad lança sistema que automatiza monitoramento de áreas degradadas em Goiás. Acesso em 17 de setembro de 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *