Nova plataforma permite acompanhar indicadores municipais e reforça transparência na gestão de resíduos sólidos

O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) lançou, na segunda-feira (24), o Painel de Resíduos Sólidos, ferramenta que consolida dados sobre a gestão municipal de resíduos e revela um cenário de baixa recuperação de materiais no estado. Embora 98,71% da população urbana esteja atendida por coleta regular de lixo, apenas 0,80% dos resíduos coletados em 2023 foram recuperados por meio da reciclagem, valor muito inferior à meta nacional de 5% definida pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Integrado ao Painel de Controle do TCE-ES, o sistema disponibiliza informações abertas ao público e permite avaliar o desempenho de cada município na gestão de resíduos. De acordo com o Tribunal, a iniciativa busca ampliar a transparência e subsidiar o controle social. Segundo Ana Emília Brasiliano Thomaz, coordenadora do Núcleo de Meio Ambiente, Saneamento e Mudanças Climáticas (Nasm), a ferramenta “gera conhecimento e responsabilidade tanto por parte dos gestores quanto da população”.

Os dados mostram que o Espírito Santo gerou 1,589 milhão de toneladas de resíduos em 2023, com média de 1,2 kg por habitante/dia, similar à média nacional. Deste total, apenas 12.730,70 toneladas foram recuperadas por associações ou cooperativas de catadores que mantêm parceria com as prefeituras.

No comparativo entre municípios, Vila Velha lidera em volume coletado (mais de 355 mil toneladas), seguida de Cariacica, Vitória e Serra. Já os melhores índices de recuperação são registrados em cidades do interior, com destaque para Pinheiros (20,57%), São Domingos do Norte (16,31%), Montanha (13,29%) e Alto Rio Novo (11,96%).

O painel também apresenta informações sobre o tipo de destinação adotada por cada município — incluindo aterros sanitários, aterros controlados e lixões —, além de dados financeiros relacionados ao manejo de resíduos e comparações entre microrregiões. As informações são baseadas no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis/Sinisa).

Com informações do TCE-ES.


A Omnia oferece suporte especializado para municípios e empresas que precisam aprimorar a gestão de resíduos sólidos, incluindo diagnóstico de desempenho, atendimento a metas legais, implementação de programas de logística reversa, elaboração de estudos, roteirização, planejamento de infraestrutura e capacitação técnica. Nossa equipe acompanha permanentemente os indicadores e normativos ambientais, garantindo conformidade e eficiência na gestão pública e privada.

Fonte: Tribunal Capixaba. TCE-ES lança painel que expõe baixa reciclagem no Estado: apenas 0,80% do lixo é recuperado. Acesso em 28 de novembro de 2025.