O Ibama informa que para a atualização ou reativação do Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e/ou Utilizadoras de Recursos Ambientais (CTF/APP) e do Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental (CTF/AIDA) os dados apresentados devem estar exatamente como os registrados na Receita Federal do Brasil (RFB). Os Cadastros foram integrados à RCB em janeiro deste ano.

O usuário que desejar atualizar informações ou reativar seu CTF deve realizar consulta prévia sobre os dados (nome, data de nascimento, sexo e nome da mãe) registrados na Receita Federal. Para isso, é necessário possuir perfil de usuário com certificado digital no Portal gov.br e seguir os seguintes passos:

Acesse o Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) da Receita Federal do Brasil;

Clique na aba Cadastros;

Cliquei na opção “Consulta Informações Cadastrais no CPF”.

Para o cadastro no Portal gov.br e obtenção do Certificado Digital é preciso:

Criar uma conta pelo aplicativo ou pelo Portal clicando na opção “Crie sua conta gov.br”.

Solicitar o Certificado Digital.

Caso o usuário já possua cadastro no “gov.br”, para habilitar o acesso via Certificado Digital, verifique o Tópico: Como atribuir o Selo Certificado Digital de Pessoa Física .

Mais esclarecimentos sobre o acesso ao e-CAC podem ser acessados no site da Receita Federal do Brasil.

Clique e saiba mais!