Na última quarta-feira, 26, a Secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Raysa Maciel, ao lado do Governador Carlos Brandão, participou da assinatura do decreto REDD+, que promove a conservação ambiental para reduzir a emissão e sequestro de carbono por ecossistemas.

O Maranhão é o terceiro estado do Brasil, a ter esse tipo de decreto, que tem como principal objetivo contribuir com a redução de emissão de gases de efeito estufa através do desmatamento ou degradação florestal evitada e recuperação dos biossistemas florestais para o desenvolvimento sustentável de baixo carbono.

‘’A assinatura do decreto do sistema de REDD+ é um instrumento importantíssimo tanto no cenário nacional como internacional, onde o Maranhão desponta como esse Estado que aposta na preservação do meio ambiente aliado ao desenvolvimento sustentável’’, afirma a Secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Raysa Maciel.

Na ocasião, além da assinatura do decreto, foi regulamentado o PSA, que funciona como mecanismo de remuneração por serviços ambientais, uma forma para que a proteção ambiental seja lucrativa para a população, como é o caso do programa Maranhão Verde e Agente Jovem Ambiental, que pagam bolsas para beneficiários ajudarem na preservação ambiental.

O Maranhão segue rumo ao grande encontro sobre mudanças climáticas COP27, que acontecerá no Egito com um instrumento que demonstra força na sua preparação para contribuir na luta contra o aquecimento global.

ma.gov.br – SEMA participa da assinatura do decreto para preservação ambiental e geração de desenvolvimento sustentável.

Disponível em: https://www.sema.ma.gov.br/noticias/sema-participa-da-assinatura-do-decreto-para-preservacao-ambiental-e-geracao-de-desenvolvimento-sustentavel

Acesso em 28/10/2022.