O sistema de logística reversa para embalagens de vidro foi regulado nesta quinta-feira (22), com edição de decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, informou o Palácio do Planalto em nota.

O sistema de logística reversa de embalagens de vidro contará com a participação de fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores, diz. Seu objetivo é promover o aproveitamento de embalagens de vidro e direcioná-las à reciclagem.

O Decreto 11.300, publicado hoje no Diário Oficial, estabelece metas para reciclagem de vidro. Para 2023, o objetivo nacional é de 27,25%, distribuído por regiões. O Sudeste tem a maior cota, de 10,55%. O Ministério do Meio Ambiente fará o monitoramento.

Atualmente, diz a nota, mais de 30 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos ainda são dispostos de forma inadequada. O sistema criado para o vidro não é o primeiro do gênero. Já estão em operação arranjos para logística reversa de produtos eletrônicos de uso doméstico e de medicamentos e suas embalagens.

 

Valor – Decreto regula logística reversa para embalagens de vidro

Disponível em: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2022/12/22/decreto-de-bolsonaro-regula-logstica-reversa-para-embalagens-de-vidro.ghtml

Acesso em: 22/12/2022