Um grupo de instituições financeiras, investidores e empresas formado por gigantes como HSBC, Deutsche Bank e Swiss Re, lançaram no dia 30/11, uma plataforma gratuita para reunir e divulgar dados ambientais, sociais e de governança (ESG). A ideia da iniciativa ESG Book é tornar mais acessível informações sobre ações e compromissos das empresas nos três pilares, além de garantir maior comparabilidade ​​e transparência.

Segundo a proposta, o ESG Book apóia os Dez Princípios do Pacto Global da ONU e é baseado na missão de gerar dados ESG como “um bem público”, dada a importância que o tema tem para a transição ao mundo de baixo carbono e resiliente ao clima. Atualmente, mais de US$ 100 trilhões de ativos sob gestão estão comprometidos com os Princípios para Investimento Responsável (PRI), do Pacto.

No entanto, a coalizão internacional acredita que a falta de divulgação, acessibilidade limitada e inconsistência dos dados ESG estão limitando a aceleração da alocação de capital para atividades e negócios sustentáveis. A aliança conta ainda com o apoio de entidades como a Climate Leadership Coalition, Climate Governance Initiative, Climate Policy Initiative, Climate Bonds Initiative, que buscam mobilizar lideranças e finanças para o movimento.

“Há uma necessidade crescente de dados ESG acessíveis, comparáveis ​​e transparentes para construir confiança e alinhamento entre empresas, investidores e reguladores. O ESG Book torna os dados de sustentabilidade disponíveis e comparáveis ​​para todas as partes interessadas. Ele fornece informações neutras em termos de estrutura, promovendo a transparência”, avalia Sanda Ojiambo, CEO do Pacto Global da ONU.

A plataforma foi desenvolvida pela gestora de ativos Arabesque. O ESG Book pretende ser um “disruptor da mesma forma que o serviço de streaming Spotify abalou a indústria musical, para fornecer informações ESG em tempo real em um formato comum e consistente”, disse à Reuters, Daniel Klier, presidente da gestora.

Um Só Planeta – “ESG Book: aliança global lança plataforma de dados sobre sustentabilidade corporativa” – Veja a notícia na íntegra aqui.