O guia “Prevenção à Covid-19: Orientação aos trabalhadores em indústrias de setores essenciais: alimentícia, farmacêutica e de equipamentos hospitalares” reúne orientações voltadas à minimização dos riscos de contágio e propagação do novo coronavírus. O material está disponível para download na Bibiloteca da Fundacentro.
Em suas páginas, o guia apresenta recomendações técnicas, sem caráter normativo, que vão das indicações gerais às orientações específicas para os trabalhadores de setores fundamentais da indústria que atuam na produção de alimentos, insumos, medicamentos e equipamentos essenciais para a promoção e manutenção da saúde.
Uma das indicações direcionada aos trabalhadores é que se certifiquem da limpeza dos postos de trabalho. Máquinas, ferramentas, equipamentos e superfícies próximas, principalmente aquelas que são tocadas durante a atividade de trabalho, devem ser desinfetadas frequentemente.
Há também recomendações para o cuidado com a saúde mental, uma vez que a situação de pandemia já se caracteriza estressante por si só. O material demostra a importância no equilíbrio entre o tempo de trabalho e repouso, a fim de prevenir o esgotamento físico e mental.
Outra orientação é que empregados e empregadores procurem conhecer e respeitar os protocolos específicos de cuidados para a prevenção da transmissão da Covid-19 que são divulgados pelo Ministério da Saúde e demais órgãos competentes.
O guia foi elaborado pelos tecnologistas João Apolinário e Cristiane Paim da Cunha, sob a coordenação da pesquisadora Thaís Helena de Carvalho Barreira e organização da diretora de Pesquisa Aplicada Erika Benevides.
A obra faz parte da série “Prevenção à Covid-19”, que tem o objetivo de preservar a saúde dos trabalhadores e da sociedade. Entre os materiais elaborados pela Fundacentro estão as cartilhas “Prevenção à Covid-19 – Proteção respiratória: orientações de uso frente à Covid-19” e “Prevenção à Covid-19: Orientações para prevenção e controle da Covid-19 nos locais de trabalho”.