Agora material seguirá para a Comissão Técnica de Políticas Públicas do Consema, onde contemplará a obtenção de contribuições do público

A proposta do Governo paulista para o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE-SP), desenvolvida pela Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), foi apresentada, na última quarta-feira (15 de dezembro), durante a 406ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema). Com isso, o ZEE avança mais uma etapa para implementação.

Agora o material seguirá para a Comissão Técnica de Políticas Públicas (CTPP) do Consema, onde contemplará a obtenção de contribuições da sociedade. O ZEE tem o objetivo de sinalizar as potencialidades econômicas, as vulnerabilidades ambientais e socioeconômicas do território paulista, contribuindo para orientar estrategicamente diversos investimentos públicos e privados.

“O ZEE é um denso trabalho que produzimos e que imaginamos que irá ajudar na tomada de decisão do setor público, seja ele Governo do Estado, municípios, setor privado e sociedade civil, para a boa condução do território paulista”, destacou o coordenador de Planejamento Ambiental, Gil Scatena. Desde 2015, o Estado trabalha para o desenvolvimento do ZEE-SP em nova modelagem.

Presidindo o encontro, o subsecretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Trani, destacou a importância do instrumento. “Este é um dia especial para nós da SIMA e do Governo do Estado de São Paulo. Muito nos orgulha terminar um trabalho de qualidade e desse tamanho. E tenho certeza que estamos entregando uma enorme contribuição para a sociedade que fará muita diferença no futuro”.

RQA 2021

Ainda no decorrer da reunião do Consema também foi aprovado por unanimidade o Relatório de Qualidade Ambiental (RQA) 2021. O material, divulgado anualmente pela SIMA, apresenta um diagnóstico do meio ambiente do estado, reunindo as principais informações produzidas pelos órgãos do Sistema Ambiental Paulista. O documento é composto por textos e indicadores que, juntos, propiciam uma visão geral da evolução da qualidade ambiental no decorrer do ano.

COP26

Outro assunto abordado na reunião foi a participação do Governo de SP na Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP26), realizada em Glasgow entre o final de outubro e início de novembro. O subsecretário de Meio Ambiente apresentou um resumo das ações paulistas em prol da mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Entre elas, a adesão às campanhas Race to Zero e Race to Resilience da ONU, programa Refloresta SP, que visa a restauração de 1,5 milhão de hectares de vegetação nativa até 2050, entre outras.

Youtube

Para conferir a reunião completa, que ainda incluiu apreciação de relatórios finais da Comissão Temática Processante e de Normatização sobre recursos especiais referentes a dois Autos de Infração Ambiental (AIAs), acesse o canal da SIMA no Youtube.

Infraestrutura e Meio Ambiente – Governo de SP apresenta Zoneamento Ecológico-Econômico para a sociedade – Veja a notícia na íntegra aqui