Iniciativa reúne estados, municípios, sociedade civil, setor privado e academia para impulsionar a adaptação e a mitigação climática


O Governo Federal anunciou a criação da Rede do Programa Cidades Verdes Resilientes (Rede PCVR), que reúne representantes da União, estados, municípios, organizações da sociedade civil, academia e setor privado interessados em desenvolver ações de enfrentamento à emergência climática em centros urbanos. A iniciativa é coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com participação dos Ministérios das Cidades (MCid) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A adesão é formalizada por meio de carta-compromisso, e os entes participantes terão acesso prioritário a apoio técnico, capacitações, ferramentas, materiais e eventos promovidos pelo programa, além de oportunidades de articulação com parceiros institucionais e financiadores.

Durante o 2º Encontro Nacional do PCVR, foram apresentadas diretrizes, metas e o plano de ação do programa até 2035. Entre os objetivos estão aumentar a cobertura vegetal urbana em 180 mil hectares; ampliar a capacidade adaptativa em 35% dos municípios; registrar e implementar soluções baseadas na natureza em 17,5% dos municípios; promover tecnologias de baixo carbono em 30% dos municípios; alcançar 37% de participação dos modos ativos (a pé e bicicleta) nos deslocamentos urbanos; e elevar para 34,5% a taxa de recuperação de resíduos recicláveis secos e orgânicos.

O encontro também marcou o lançamento do Banco de Projetos do PCVR, que reunirá iniciativas voltadas à mitigação e adaptação às mudanças climáticas em seis áreas temáticas: uso e ocupação sustentável do solo; áreas verdes e arborização urbana; soluções baseadas na natureza; tecnologias de baixo carbono; mobilidade urbana sustentável; e gestão de resíduos. O formulário para registro dos projetos está disponível em: link do formulário.

Outras ações anunciadas incluem a elaboração de um manual prático sobre soluções baseadas na natureza, em parceria com a Arcadis, e o lançamento da publicação “Caminhos para a elaboração da estratégia de financiamento climático do Programa Cidades Verdes Resilientes”, que apresenta uma análise das condições e desafios de financiamento para ações climáticas.


A Omnia apoia empresas e instituições na elaboração, gestão e monitoramento de projetos socioambientais e climáticos. A equipe auxilia na adequação às legislações e diretrizes ambientais, no acesso a financiamentos e na implementação de soluções inovadoras.

Fonte: MMA. Governo federal cria rede para fortalecer ações climáticas nos centros urbanos. Acesso em 23 de setembro de 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *