A Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Previdência apresentou, nesta quinta-feira (5), uma nova modalidade do Sistema Ipê – agora para recebimento de denúncias de trabalho infantil. Desenvolvido em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a plataforma on-line permite inserir, processar, classificar e acompanhar denúncias sobre a ocorrência do trabalho infantil em todo território brasileiro.
“O sistema vai qualificar o recebimento de denúncias sobre a ocorrência de trabalho infantil e agilizar o seu atendimento. Além disso, o uso de algoritmos que pré-qualificam a gravidade, complexidade e grau de informações da denúncia vão facilitar a triagem das informações”, explica o secretário de Trabalho, Luis Felipe de Oliveira.
A nova ferramenta integra o Programa Trabalho Sustentável, que prevê o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a promoção do trabalho decente e a conduta empresarial responsável. Também foi disponibilizado nesta semana o RADAR SIT de Trabalho Infantil https://sit.trabalho.gov.br/radar
Para acessar o Sistema Ipê Trabalho Infantil, clique em https://ipetrabalhoinfantil.trabalho.gov.br/
Como funciona o Sistema Ipê Trabalho Infantil
Simples e intuitivo, o ponto de partida de todo processo é o cadastramento da denúncia de uma situação de trabalho infantil que o usuário presenciou ou teve notícia. O sistema conduz o usuário ao preenchimento de um formulário padrão com diversas perguntas direcionadas ao tema e que possibilitam uma denúncia com todos os elementos necessários para a apuração do caso. Além disso, no formulário, há diversos indicadores (situações agravantes) que podem ser assinalados, em conformidade com a situação denunciada, e que servirão para valoração, triagem e classificação da denúncia.
Além disso, há o georreferenciamento das denúncias, no qual as informações são identificadas por meio das coordenadas geográficas em um mapa, permitindo, por exemplo, a visualização do conjunto de denúncias de uma determinada região geográfica.
“O Sistema Ipê permite que encaminhemos a denúncia de trabalho infantil diretamente às Regionais pelo país. Esse recurso é importante para agilizar a apuração das denúncias, considerando a dimensão e a organização territorial do Brasil. Além disso, o sistema permite que o órgão central da fiscalização acompanhe a apuração das demandas”, comenta o subsecretário de Inspeção do Trabalho, Romulo Machado e Silva.
Gov.br – Inspeção do Trabalho lança Sistema Ipê para denúncias de Trabalho infantil – Veja a notícia completa aqui