O Ministério do Trabalho e Previdência, o Ministério da Educação (MEC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram no dia 24/09, a plataforma Monitor de Profissões.

O Monitor de Profissões é um portal que disponibiliza informações sistematizadas sobre as demandas do mercado de trabalho e, dessa forma, contribui para que trabalhadores de todas as idades e jovens em início de carreira orientem, de forma dinâmica e interativa, suas opções de carreira.

 A plataforma vai oferecer informações e dados das demandas atuais e futuras do setor produtivo, as principais tendências do mercado de trabalho e detalhes das competências, habilidades e atitudes requisitadas para cada ocupação. Os usuários poderão fazer a pesquisa por meio de perguntas-chave. Por exemplo: quais competências e habilidades preciso ter para cada uma das ocupações? Qual seria a perspectiva futura das ocupações? Que salários são oferecidos para as ocupações? Onde eu posso me capacitar para essas ocupações? Numa segunda fase, o monitor também vai disponibilizar uma opção de diagnóstico da formação profissional do usuário e, a partir do resultado, a plataforma vai sugerir uma trilha de desenvolvimento dessa carreira. Também nessa segunda fase, a plataforma vai sugerir aos usuários cursos que possam contribuir para o incremento profissional, e consequente aumento da empregabilidade, levando em consideração as demandas do mercado de trabalho.

 A Organização Internacional do Trabalho – OIT registra em seus estudos que percentuais importantes das ocupações existentes no mundo estão sendo totalmente automatizadas ou então terão parcela substancial de suas atividades alteradas.

Nesse quadro de evolução rápida das condições da produção, um componente crítico é a assimetria de informações dentro do mercado de trabalho. Para aqueles que precisam decidir ou planejar sobre seu papel no mercado de trabalho há informações essenciais a serem conhecidas: quais são as novas ocupações? Quais são aquelas que estão tornando-se obsoletas? Que conhecimentos, habilidades e atitudes são e serão mais requisitados pelas organizações? Quais, quantas e onde estão as vagas no mercado de trabalho?

É nesse contexto que o Ministério do Trabalho e Previdência, que é responsável por iniciativas voltadas à qualificação profissional de trabalhadores, tem feito esforços no sentido de mitigar o descompasso entre oferta e demanda de trabalhadores qualificados, desenvolvendo ações e politicas públicas que melhorem o “matching” entre oferta e demanda, visando ao aumento da empregabilidade e da produtividade.

O Monitor de Profissões pode ser acessado pelo endereço https://monp.com.br.

GOV.BR  – “Ministério do Trabalho e Previdência, MEC e ABDI lançam o Monitor de Profissões” – Veja a notícia na íntegra aqui.