Publicação orienta prefeituras na elaboração de iniciativas de reciclagem e reutilização de materiais, fortalecendo a economia circular nas cidades

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) lançou, na sexta-feira (14/11), em Belém (PA), o “Guia de economia circular inclusiva para cidades e regiões”, documento que orienta municípios no planejamento e implementação de projetos voltados à economia circular — modelo que prioriza o reuso, a reutilização e a reciclagem de materiais.

A publicação responde a uma demanda crescente de gestores públicos, especialmente após a ampliação do uso da Lei de Incentivo à Reciclagem (LIR). Segundo o secretário nacional de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA, Adalberto Maluf, a LIR tornou-se um importante indutor de investimentos, com 952 projetos apresentados até outubro e R$ 2,2 bilhões em solicitações, sendo cerca de um terço direcionado a cooperativas de catadores.

O secretário destacou que a transição da economia linear para a circular traz benefícios sociais, ambientais e econômicos, ampliando oportunidades e geração de renda, especialmente para catadores e organizações comunitárias. Ele também mencionou políticas federais em curso para fortalecer o setor, como o Programa Pró-Catadoras e Pró-Catadores, a Estratégia Nacional de Economia Circular e a Estratégia Nacional Oceano sem Plástico (Enop).

O lançamento contou com representantes de municípios, organizações da sociedade civil, movimentos de catadores e órgãos governamentais. A participação plural reforçou a necessidade de integração entre diferentes níveis de governo e atores locais para o avanço da economia circular no país. “A diversidade de participação mostra como é essencial envolver as esferas legislativas e os governos locais, que são responsáveis diretos pela gestão dos resíduos”, avaliou o secretário.


A Omnia oferece monitoramento regulatório, assessoria técnica e suporte estratégico para prefeituras, consórcios e organizações que atuam nas agendas de resíduos sólidos, logística reversa e economia circular. Prestamos apoio na elaboração de diagnósticos, estruturação de projetos, interpretação de marcos legais, busca de financiamentos e adequação às políticas federais, estaduais e municipais. Entre em contato para saber como podemos fortalecer suas iniciativas ambientais e ampliar a eficiência da gestão de resíduos no seu território.

Fonte: Brasil. MMA lança guia para acelerar projetos de economia circular nos municípios. Acesso em 21 de novembro de 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *