Diagnóstico fortalece as ações desenvolvidas no âmbito da Política Nacional de Educação Ambiental
Mapeamento nacional dos Centros de Educação Ambiental
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) publicou, na última semana, uma pesquisa para mapear os Centros de Educação Ambiental (CEAs) em todo o Brasil. O objetivo é identificar onde estão localizados e como funcionam esses espaços, reconhecidos por promover iniciativas estratégicas de conscientização e mobilização social na agenda ambiental.
Os gestores dos CEAs têm até 31 de julho para contribuir com o levantamento, respondendo ao formulário eletrônico disponibilizado pelo MMA. O diagnóstico resultante vai fortalecer as ações desenvolvidas no âmbito da Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea).
Importância dos CEAs para o meio ambiente
Segundo o diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do MMA, o mapeamento destaca o papel dos CEAs na articulação de esforços para engajar a sociedade em temas essenciais como mudanças climáticas, biodiversidade e combate à degradação dos solos.
“Os Centros de Educação Ambiental são espaços de encontros e formações, demonstrativos e experienciais, referências para uma cultura de sustentabilidade socioambiental. Eles existem no Brasil, em vários locais e há muito tempo. As informações obtidas serão usadas para o fortalecimento dessas iniciativas e, consequentemente, do Pnea”, explicou.
Iniciativas de apoio financeiro
Recentemente, o MMA também lançou um edital no valor de R$ 2,5 milhões, oriundos do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), para apoiar a implementação de Centros de Educação e Cooperação Socioambiental nos estados do Amazonas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Rondônia. Esses centros irão atuar como espaços de articulação e apoio aos municípios na promoção da cooperação e cidadania ambiental, integrando as ações do ministério para o Manejo Integrado do Fogo.
Breve histórico dos CEAs no Brasil
Os CEAs ganharam força no país no processo preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992 — conhecida como Eco-92, Rio 92 ou Cúpula da Terra.
Hoje, são reconhecidos como instrumentos fundamentais para a construção, articulação e implementação de programas de educação ambiental, atuando de forma ampla junto à comunidade e não apenas com o público formal, contribuindo para a formação cidadã e o fortalecimento de práticas sustentáveis.
Para saber como sua instituição pode participar ou para orientações sobre a implementação de projetos ambientais e educativos, conte com o suporte da Omnia. Nossa equipe especializada está pronta para ajudar a consolidar iniciativas alinhadas com as diretrizes da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental.
Fonte: MMA. MMA lança mapeamento para identificar Centros de Educação Ambiental em todo o país. Acesso em 16 de julho de 2025.