Você já ouviu falar em Greenwashing, ou lavagem verde, ou maquiagem verde sendo usado para designar marcas que se dizem “eco-friendly” e sustentáveis? O Greenwashing vem crescendo na medida em que a exigência do consumidor passou a ser a busca por um consumo consciente e por práticas cada vez mais sustentáveis.

Porém, algumas marcas querem aproveitar essa maior consciência dos consumidores, mas fazem uso dessa imagem estrategicamente, apenas para engana-los.

Um estudo publicado pela TerraChoice indica que 8 em cada 10 empresas brasileiras estão envolvidas em Greenwashing. Isso ocorre, por exemplo, quando uma empresa afirma usar apenas componentes orgânicos nas formulações, mas não é verdade, quando ela afirma que embalagens de plástico normais são biodegradáveis, quando usam selos falsos de “cruelty-free” e garantem que usam madeira reflorestada ou reutilizada, mas não é verdade.

Portanto, são as diversas chamadas, seja no rótulo ou em propagandas de marketing, visando transmitir uma imagem de sustentável, mas que não condiz com o que a marca faz na prática.

Como podemos evitar o Greenwashing?

Algumas atitudes simples podem ajudar o consumidor a não cair na propaganda enganosa do Greenwashing. Quando o assunto são produtos “verdes” os consumidores compram por influência das embalagens, observando rótulos ou propagandas que levam a acreditar que determinado produto contribui de alguma forma com o meio ambiente ou apresenta um impacto ambiental reduzido.

Porém com algumas empresas fazendo o falso marketing, faz com que os consumidores conscientes passem a contribuir com as práticas não sustentáveis de uma empresa.

Caso esteja com dúvidas e queira identificar se uma empresa pratica o Greenwashing, é primordial fazer uma pesquisa para entender o posicionamento que a marca aborda e observar se:

  • A comunicação da embalagem, design ou marketing projeta um entendimento de que esse produto ou serviço é ecologicamente correto, mas não explica como a marca faz isso;
  • A marca não dá muitas informações ou oculta características consideradas nocivas dos produtos;
  • A marca utiliza selos ou certificados ambientais que não são confiáveis;
  • A marca passa informações irrelevantes, como referir-se à uma substância nociva que não está presente no produto, mas o uso já é proibido por lei;
  • A marca utiliza termos vagos de maneira positiva em sua embalagem, como “amigo do meio ambiente”, mas sem explicar o real significado disso, gerando dúvidas nos consumidores;

·      Observe os rótulos das embalagens e decifre-os;

·      Siga a marca nas redes sociais e observe seus discursos.

 

Essas e muitas outras práticas devem ser levadas em consideração para entender se a marca pratica o Greenwashing.

O consumo consciente baseia-se em comprar/consumir o que for necessário para sua vida, mas visando o menor impacto ambiental que atualmente é possível para você.

Sabemos que as condições e anseios das pessoas não são iguais, o foco é que cada um faça o que está ao seu alcance para garantir um impacto ambiental reduzido, seja nas florestas, áreas de preservação, oceanos, cidades, atmosfera, etc.

Portanto, acreditamos que o consumo consciente é viável para todas as pessoas e o combate ao Greenwashing é um dos caminhos para reduzir o impacto ambiental dos nossos hábitos de consumo.