Novo sistema estadual Sigcar substitui o sistema federal e integra análise do Cadastro Ambiental Rural com funcionalidades específicas para a realidade goiana
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) desenvolveu um sistema próprio para o Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Goiás: o Sigcar. O lançamento da nova ferramenta aconteceu em 11 de setembro, durante evento em alusão ao Dia do Cerrado, em Goiânia.
O CAR é um registro público eletrônico, criado pela Lei nº 12.651/2012 (Código Florestal), obrigatório para todos os imóveis rurais do Brasil. Seu objetivo é reunir informações ambientais das propriedades rurais para controle, monitoramento, planejamento ambiental, econômico e combate ao desmatamento, sendo o primeiro passo para a regularidade ambiental do imóvel.
Segundo a gerente do CAR na Semad, Adriana Bonatelli, o sistema federal não contemplava todas as especificidades e legislações estaduais, como as Áreas de Preservação Permanente (APP) de Murundus, e apresentava erros que não podiam ser corrigidos pelas equipes locais. Com o Sigcar, todas as análises do cadastro rural passam a ser feitas em um único sistema, eliminando a necessidade de processos paralelos.
A nova plataforma permite maior autonomia na gestão do CAR no estado de Goiás, possibilitando integração com outros sistemas da Semad e a criação de funcionalidades adequadas à realidade estadual.
Como funciona o Sigcar
O Sigcar mantém a lógica declaratória do CAR: o proprietário rural acessa o sistema e insere os dados do imóvel, incluindo localização, informações de domínio, CPF e dados geoespaciais. O cadastro exige detalhamento sobre áreas de preservação permanente, reservas legais, cobertura do solo (vegetação nativa ou áreas consolidadas) e permite anexar documentos comprobatórios, além de espaço para justificativas em casos de sobreposição.
Essas informações formam uma base de referência para diversos órgãos, apoiando licenciamento, fiscalização, monitoramento e formulação de políticas ambientais. O acesso ao Sigcar para proprietários, cadastrantes e órgãos parceiros se dará pelo Portal Ambiental, mediante cadastro prévio de login e senha. Também está previsto o acesso público para consulta de dados não sigilosos.
Com experiência em Cadastro Ambiental Rural (CAR), monitoramento ambiental e licenciamento, a Omnia auxilia na adequação de empreendimentos às exigências legais, integrando tecnologia e conformidade para processos mais ágeis e seguros.
Fonte: Semad. Semad deixa sistema nacional do CAR e lança plataforma própria, mais funcional. Acesso em 22 de setembro de 2025.