A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) assinaram novos termos de compromisso de Logística Reversa (TCLR) para embalagens de tintas imobiliárias, embalagens em geral, óleo comestível, pilhas e baterias portáteis além de Termo Aditivo ao Termo de Compromisso de Logística Reversa de baterias automotivas.

O acordo prevê, por exemplo, universalizar ações de coletas de pilhas em todos os 645 municípios até 2021. Por meio das novas parcerias firmadas, a ideia é evitar que esses produtos, altamente poluentes, continuem sendo descartados inadequadamente no meio ambiente.

Durante o evento de formalização dos termos de compromisso, a diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, enfatizou que, nos últimos anos há um esforço muito grande no Estado para expandir a Logística Reversa e que os resultados já são aparentes. “De lá para cá, as renovações e as novas licenças vêm crescendo bastante. Tivemos um aumento de empresas aderentes, entre 2018 e 2019, de 45%; isso é motivo de alegria para nós”.

Já o secretário Marcos Penido aproveitou a ocasião para enfatizar a importância do trabalho conjunto de diversos setores lembrando que foi lançada também a revisão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS). “Dentro do nosso Comitê de Integração de Resíduos Sólidos, junto com as prefeituras e o setor produtivo, trabalhamos para que não haja apenas desperdício e acúmulo em se tratando de resíduos sólidos, mas para que haja estímulo à economia circular, geração de emprego e geração de renda”, completou.

Os novos termos de compromissos para ações de logística reversa estarão disponíveis no site da Cetesb nos próximos dias.

O QUE É

A logística reversa é realizada por meio de sistemas que promovem a coleta, reuso, reciclagem, tratamento e/ou disposição final dos resíduos gerados após o consumo de diversos produtos – seja o próprio produto já sem uso, sejam suas embalagens descartadas.

Clique e saiba mais!