O Governo de Minas, por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), lança, nesta sexta-feira (5/7), a plataforma de análise automática do Cadastro Ambiental Rural, CAR 2.0, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A nova ferramenta pública de inteligência geoespacial permitirá a consulta de informações ambientais de 545 mil cadastros de imóveis rurais inscritos no CAR, disponibilizando gratuitamente os resultados aos proprietários por meio de um website.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um dos instrumentos previstos no Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), principal marco regulatório para a gestão de florestas e demais formas de vegetação nativa em imóveis rurais no Brasil.

Com o objetivo de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compõe uma base de dados destinada ao controle, monitoramento, planejamento ambiental e combate ao desmatamento. A análise dos cadastros permite identificar déficits e excedentes ambientais em Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reserva Legal (RL) e uso restrito.

Com mais de um milhão de cadastros somente em Minas Gerais, a nova ferramenta visa desempenhar papel chave na disponibilização de informações sobre a regularidade ambiental das propriedades rurais no território mineiro. A partir de agora, com o conhecimento da situação ambiental de seus imóveis, Minas e seus produtores rurais poderão verificar sua conformidade ambiental ou tomar medidas para a adequação das propriedades rurais à legislação.

Quer ficar por dentro destas e outras novidades na área ambiental? Então siga nossa página e entre em contato para receber nosso feed de notícias semanal via whatsapp.

 

Autor: IEF

Disponível em: http://www.ief.mg.gov.br/noticias/4051-sugestao-de-pauta-governo-de-minas-lanca-nova-versao-de-plataforma-de-analise-automatica-do-cadastro-ambiental-rural-em-parceria-com-ufmg

Acesso em: 04 de julho de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *