Os efeitos e os riscos da exposição a agrotóxicos à saúde de trabalhadores rurais são foco da campanha lançada pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho. A iniciativa faz alusão ao Dia do Trabalhador Rural, comemorado no último sábado, 25.
A campanha “Saúde é a Melhor Colheita” visa conscientizar os profissionais que atuam no campo e toda a sociedade sobre os riscos à saúde no manuseio incorreto de agrotóxicos. A mobilização, que será realizada até o final do ano, tem como público-alvo trabalhadores rurais e suas famílias; produtores agrícolas; comunidades rurais expostas aos agrotóxicos e sindicatos e associações de classe do setor.
DADOS QUE ACENDEM O ALERTA
O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do planeta, com 720 mil toneladas de pesticidas para uso agrícola, de acordo com os dados mais recentes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A quantia representa quase 60% a mais do que a utilizada pelos Estados Unidos, que ocupa o segundo lugar do ranking mundial.
Por trás dos números, estão aquelas e aqueles que trabalham diretamente na aplicação do insumo. Expostos aos agroquímicos, trabalhadores rurais estão sujeitos a inúmeros problemas de saúde, incluindo intoxicações agudas e crônicas, além de danos aos sistemas nervoso, respiratório, reprodutivo e endócrino.
Proteção+. Justiça do Trabalho lança campanha “Saúde é a Melhor Colheita” para prevenir contra riscos dos agrotóxicos a trabalhadores.
Disponível em:
Acesso em: 28 de Maio de 2024.