A Prefeitura de São Paulo realiza nos dias 17 e 18 de junho a segunda edição da Virada dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e pretende atrair 50 mil pessoas. Considerado o maior evento do mundo, a Virada busca popularizar, promover e destacar a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A cidade promoverá atividades culturais, educativas, feira de negócios, hackathon e um congresso internacional.

Na primeira edição do evento, realizada entre 8 e 10 de julho de 2022, contou com 25 mil pessoas presentes no evento e outras 320 mil que acompanharam o Congresso Internacional Virada ODS no formato on-line. Na primeira edição o valor total em prêmios foi de R$ 20.000.

“O objetivo da Prefeitura não é apenas fortalecer o trabalho que já está sendo feito, como também incrementar as ações da cidade em relação aos ODS. São Paulo é a capital mundial da vacina. E também da sustentabilidade ambiental, da qualidade de vida, da segurança alimentar, da questão da paz e da mobilidade. Por esse motivo, a Virada está atrelada a todas as secretarias e ao Programa de Metas”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.

Os principais objetivos do evento, são: ampliar a conscientização acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para popularizar e intensificar o engajamento social na disseminação e implementação da Agenda 2030, promover o diálogo, a articulação e integração dos diversos atores sociais e políticos envolvidos na implementação da Agenda 2030 e promover iniciativas para o reconhecimento das ações estratégicas em prol do desenvolvimento sustentável adotadas na cidade, para atrair novas oportunidades e parcerias para o benefício de todos.

“A hora de mudar é agora. É preciso ensinar crianças, jovens e adultos sobre sustentabilidade, fazer com que toda a população saiba o que são os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e o porquê de a Agenda 2030 ser tão fundamental para o planeta. A Virada ODS é uma oportunidade para a população paulistana entender o papel de uma metrópole como São Paulo nas causas sustentáveis”, a secretária municipal de Relações Internacionais, comenta Marta Suplicy.

O projeto acontecerá em torno de seis áreas, dentre os 17 ODS, e contará com personalidades nacionais e internacionais, abrangendo diversas vertentes, como:

Cultura, onde contará com shows musicais e espaços artísticos, com bandas e artistas ligados à sustentabilidade, levando essa ideia a todos

Tecnologia com o hackathon, que propõe uma maratona de programadores para elaborar soluções inovadoras, tecnológicas e sustentáveis que contribuam para o cumprimento de metas da Agenda 2030 da ONU, além da criação de um aplicativo para trazer a sociedade mais próxima da sustentabilidade

Economia e finanças, com apresentações de negócios de impacto social que atuem ou pretendem atuar na cidade de São Paulo, para investidores individuais, representantes de empresas ou representantes internacionais.

Cidade de São Paulo – Prefeitura espera 50 mil na segunda edição da Virada dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Disponível em: https://www.capital.sp.gov.br/zeo-capital.sp.gov.br/prefeitura/noticia/prefeitura-espera-50-mil-na-segunda-edicao-da-virada-dos-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel

Acesso em: 06/06/2023