Céu

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) publicou, neste mês, uma nota técnica em que elenca características e especificações a serem atendidas pelos sistemas que compõem a Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar – Rede Ar do Sul. O documento, elaborado pela Divisão de Monitoramento Ambiental (Dimam), busca padronizar os instrumentos de controle, garantindo a confiabilidade dos dados gerados.

“As estações que compõem a rede já atendem essas características técnicas e legais. O objetivo é tornar tais exigências públicas, pensando na ampliação desta rede de monitoramento”, justifica o presidente da Fepam, Renato Chagas.

Atualmente, a rede de monitoramento da Fepam é composta por seis estações em operação no estado, todas instaladas em indústrias. Entre as exigências previstas na nota técnica, está a necessidade de operação dessas estações conforme os métodos de referência (ou equivalentes) aprovados pela United States Environmental Protection Agency (US EPA). Tal especificação vai ao encontro de recomendação do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Dados são atualizados diariamente

Integram a Rede Ar do Sul duas estações da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas e Esteio; uma estação da General Motors do Brasil (GM), em Gravataí; uma estação da CMPC Celulose Riograndense, em Guaíba; uma estação móvel da Braskem, em Triunfo; e uma em Rio Grande, de responsabilidade do Porto.

A instalação das estações, de propriedade das empresas, é resultado de condicionantes previstas em seus licenciamentos, como contrapartida ambiental. Todas estão ligadas a uma central localizada na sede da Fepam, onde é feito o acompanhamento diário da qualidade do ar por meio dos dados obtidos. As informações são disponibilizadas ao público, diariamente, no site da Fundação.

Os padrões de qualidade do ar adotados no monitoramento são os mesmos estabelecidos pela Resolução Conama nº 491, de 19/11/2018. Quando episódios críticos de poluição do ar são registrados, um alerta à Diretoria Técnica (Dirtec) da Fepam é emitido, para adoção de medidas de controle, visando à garantia da saúde pública e à proteção do meio ambiente.

FEPAM – Ar do Sul: Fepam emite nota técnica com especificações para monitoramento da qualidade do ar

Disponível em: https://www.fepam.rs.gov.br/ar-do-sul-fepam-emite-nota-tecnica-com-especificacoes-para-monitoramento-da-qualidade-do-ar

Acesso em: 12/01/2024