A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) em consonância com o Programa SP Sem Papel instituído pelo Governo do Estado lançou na quinta-feira (19) o sistema digital do Programa Nascentes que permite o cadastro dos Projetos de Prateleira via internet.
O Programa Nascentes alia a conservação de recursos hídricos à proteção da biodiversidade por meio de uma estrutura institucional inovadora. O programa de Governo envolve 10 secretarias de Estado, otimiza e direciona investimentos públicos e privados para cumprimento de obrigações legais, para compensação de emissões de carbono ou redução da pegada hídrica, ou ainda para implantação de projetos de restauração voluntários.
Desde a criação do Programa Nascentes em 2014 foram aprovados 81 projetos em propriedades privadas e também em Unidades de Conservação, dos quais já foram contratados 65 projetos totalizando mais de 1.190 hectares.
A Prateleira de Projetos disponibiliza propostas de restauração para contratação por interessados em promover a restauração ecológica. Esses projetos possuem a localização, a estratégia de restauração definida e a anuência do proprietário para sua realização. Os projetos são propostos por empresas ou ONGs que atuam no ramo da restauração ecológica. O sistema é mais um módulo do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGAM) e foi concebido totalmente integrado com o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR-SP), o Sistema de Áreas Protegidas (SIAP) e ao Sistema Informatizado de Apoio à Restauração Ecológica (SARE).
O programa une especialistas em restauração, empreendedores com obrigações de recuperação a serem cumpridas e possuidores de áreas com necessidade de recomposição da vegetação nativa.